Line
Postado em 27/06/2020 às 00:04

Aprenda a fazer um creme salgado de milho para o São João

Breno Leal - Assessoria

O São João, maior e mais tradicional festa do Nordeste, é nesta quarta-feira (24). Os festejos geralmente acontecem na véspera, dia 23. Este ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as celebrações serão diferentes, com todos em suas casas e com os grandes e tradicionais eventos cancelados. Para tornar o São João em casa ainda melhor, as receitas juninas fazem toda diferença.

 

O professor do curso de Gastronomia da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, Marcos Vieira, ensina uma receita de creme salgado de milho. Confira:

 

Ingredientes:

04 espigas de milho;

400ml de água ou caldo de legumes;

30g manteiga;

01 cebola em cubos pequenos;

02 tomates em cubos pequenos;

02 dentes de alho;

100g de bacon em cubinhos;

Pimenta calabresa a gosto;

Pimenta do reino a gosto;

Sal;

Coentro picado e algumas folhas de coentro para decorar.

 

Modo de o reparo:

Retire os caroços do milho com a faca, leve o equivalente a duas espigas ao liquidificador com a água ou o caldo e deixe triturar bem. Numa panela, coloque o bacon e observe. Se soltar muita gordura, não precisa adicionar manteiga. Caso contrário, acrescente. Em seguida, adicione a cebola picada, o alho, o tomate e depois deixe refogar tudo.

 

Adicione os caroços dos dois milhos restantes, mexa bem e acrescente o que foi liquidificado. Misture, coloque a pimenta calabresa, uma pitada de pimenta do reino e ajustar o sal. Se engrossar, por conta do amido, pode acrescentar mais uns 200 ml de água ou caldo. Mexa sempre por uns 10 minutos para não grudar no fundo da panela.

 

Desligue, acrescente o coentro, verifique o sal, ajuste, se preciso, e sirva. Decore com mais coentro.

 

VejaTambém


comments powered by Disqus