Filme Tributo aos 08 baixos de Alagoas inicia gravações nesta segunda-feira (18) em Maceió
Assessoria | 18/11/2024 14:44
Teve início neta segunda-feira (18) as gravações do filme Tributo aos 08 baixos de Alagoas, que vai contar a história da sanfona que dá nome ao longa e que vai mostrar alguns dos principais instrumentistas do estado. As atividades seguem até o próximo dia 02 de dezembro.
Ao longo desta semana, a equipe que compõe o filme colherá depoimentos, cenas e outros detalhes com os personagens do filme. As locações vão acontecer esta semana em Maceió e Pilar e na próxima semana serão retomadas em Arapiraca.
Na capital do Agreste, a equipe do filme irá realizar algumas locações e entrevistas, além de um show que reunirá os principais personagens do filme. Será um registro inédito e histórico, pois eles nunca se reuniram para tocar juntos em outra ocasião.
“Serão dois momentos um de gravação e reconhecimento em Maceió e depois locações em Arapiraca. Vamos fazer uma semana de entrevistas desses personagens, filmar um pouco da vida deles, fazer uma aproximação mais familiar e caseira. Depois iremos para Arapiraca onde vamos filmar um show, que será a reunião de todos esses músicos, na feira de Arapiraca. Será um grande tributo a eles e será a primeira vez que todos eles tocarão juntos”, explicou um dos diretores do filme, José Bial.
Feira de Arapiraca tem papel importante para os 8 baixos
Considerada o berço do forró alagoano de 08 baixos, a Feira de Arapiraca será um emblemático local onde serão gravadas cenas de um show que vai reunir os músicos personagens do longa.
O show acontece no dia 1º no final da tarde e será aberto para que a população local possa acompanhar.
Chico de Assis Carvalho, ator e produtor alagoano e que também dirige o filme, destacou a importância do espetáculo e a representatividade do ato para salvaguardar a cultura da sanfona de oito baixos no estado.
“Esse filme é valioso em todos os sentidos. A sanfona foi um instrumento que chegou no Brasil no século 19 e em 1940 começou a ser difundido pelo Nordeste pelo pai de Luiz Gonzaga. Aqui em Alagoas foi Gerson Filho o responsável por iniciar a cultura e essa gravação em Arapiraca, que será dirigida pelo grande Fernando Melo, da dupla Duofel, trará todo seu talento para este momento maravilhoso”, afirmou.