Fapeal e Edufal lançam edital para publicação de livros na Bienal 2025

Assessoria | 20/03/2025 12:15

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) tornam público o edital para publicação de teses e dissertações na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontecerá entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro, em Maceió. Serão selecionados até 22 trabalhos de mestrado e doutorado, e o lançamento das obras será feito durante o evento.

Os Programas de Pós-graduação (PPGs) precisam ser sediados em Alagoas e pertencer a uma das grandes áreas de conhecimento da Capes. São elas: Linguística e Literatura, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou Interdisciplinar (quando avaliada pela Câmara de Ciências Sociais e Humanidades), nas quais a produção de livros por discentes é pontuada no critério 'produção científica' na avaliação da Capes.

O edital reforça que os trabalhos indicados devem ter sido defendidos e aprovados entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, estejam disponíveis na Plataforma Sucupira, da Capes, e no caso de bolsistas da Fapeal, estejam disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Fundação (BDTD Fapeal). E mais: o PPG que ofertar mestrado e doutorado poderá indicar duas obras, podendo ser duas teses ou uma tese e uma dissertação.

 

Informações adicionais

Ainda de acordo com o edital, o cronograma aponta que até dois de abril os PPGs devem enviar os trabalhos à Fapeal por meio da plataforma efap.fapeal.br acompanhado da lista de documentos disponível no item 3.1 do edital. Já os autores deverão submeter os trabalhos à Edufal entre os dias 22 de abril e 19 de maio seguindo algumas recomendações, dentre elas, que os originais tenham entre 100 e 300 páginas e estejam em Língua Portuguesa.

O miolo do livro deverá ser enviado pelo proponente no formato .doc (com identificação de autoria) e é preciso enviar o texto de orelha, resumo e demais demandas editoriais da Edufal. Além disso, o arquivo enviado será considerado definitivo para fins de impressão e alterações pendentes resultarão na desclassificação. Já o layout da capa e a diagramação do miolo serão feitos pela Edufal, com padrão estabelecido, permitindo alterações apenas nas cores.